images

Blog Oliver Jóias

Par de alianças e o significado das bodas

Simbologia do Par de Alianças

O par de alianças tem um significado a cada ano que passa, esse significado tem o nome de ”Bodas”. Muitos não tem ideia exata quanto à simbologia das alianças de casamento e nem mesmo de sua origem. Sendo em forma de circulo, uma aliança representa uma perfeita unidade que não tem começo e não tem fim.

AnosBodas
1Bodas de Papel
2Bodas de Algodão
3Bodas de Couro
4Bodas de Flores
5Bodas de Madeira
6Bodas de Açúcar
7Bodas de Lã
8Bodas de Barro
9Bodas de Erva
10Bodas de Estanho
11Bodas de Aço
12Bodas de Seda
13Bodas de Renda
14Bodas de Marfim
15Bodas de Cristal
20Bodas de Porcelana
25Bodas de Prata
30Bodas de Pérola
35Bodas de Coral
40Bodas de Esmeralda
45Bodas de Rubi
50Bodas de Ouro
60Bodas de Safira
75Bodas de Brilhante

Segundo historiadores foram os Faraós que primeiro usaram o par de alianças como símbolo de eternidade. Na época eram usadas como promessa publica que faziam de honrar um contrato ou compromisso. Sendo o casamento um contrato, as alianças são o símbolo de união que o casal usa para mostrar a sociedade que pretendem honrar um compromisso de amor eterno assumido.

A simbologia da aliança no 4º Dedo

Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d’amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.

O anel de Noivado

O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy em 1477.

Até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.

É por isso que hoje se tem o costume de usar um anel de noivado e depois a aliança de casamento.

Como escolher o par de alianças?

Nos dias de hoje as empresas oferecem diversos modelos de alianças com as mais variadas larguras e gramaturas. Cabe ao casal escolher aquela que mais se identifica, lembrando que com as novas tendências as alianças são mais ousadas.

Antigamente o ouro branco era usado somente para bodas de prata (25 anos de casamento), porém a história mudou, uma vez que quanto mais detalhes, mais glamorosa é a aliança.

Outro detalhe são as pedras de diamante que bastante usadas deixam a jóia mais fina, mais feminina. Como se não bastasse as pedras são colocadas também nas alianças masculinas.

Quando surgiram as alianças eram feitas retas por dentro, com o tempo foram surgindo alianças com design diferenciado proporcionando então maior conforto, estamos falando das alianças anatômicas. Com um formato arredondado por dentro elas vieram pra ficar!

E você, achou a simbologia do seus anos de casados?

Visite nossas redes sociais e acesse nosso site!
https://www.facebook.com/oliverjoiasaliancas/
https://www.instagram.com/oliverjoiasaliancas/
www.oliverjoias.com.br

Uma tarefa que parece tão simples, mas na hora de executá-la não é!

Visite nossas redes sociais e acesse nosso site!
Facebook
Instagram
Nosso site

Comentários

×
%d blogueiros gostam disto: